O mercado frigorífico é caracterizado por ser altamente competitivo e bastante agressivo, onde as transformações são constantes. Por isso, ações estratégicas e muito planejamento são fundamentais para todo frigorífico que visa aumentar sua capacidade produtiva. 

Planejamento deve englobar todos os níveis da empresa que, quando bem conduzidos e medidos, aumentam consideravelmente as chances de sucesso de médios ou grandes frigoríficos.

A automação dos processos possibilitou:

  • Criação de técnicas alimentares, visando garantir a qualidade do produto final;
  • Integração dos departamentos, possibilitando que todos compreendessem as tarefas uns dos outros;
  • Melhor comunicação entre os diversos setores;
  • Rastreabilidade dos processos produtivos, indicando o tempo de cada fase;
  • Redução de custos, uma vez que os métodos utilizados diminuem os riscos e aumentam a produtividade por meio de processo automatizados;
  • Procedimentos fixos e padronizados, garantindo, assim, alto padrão de qualidade da carne;
  • Controle eficaz de estoques;
  • Aumento real da produtividade;
  • Entre outros.

Por isso, se você quer ver seu frigorífico cresça com maior tranquilidade e sem sofrer grandes impactos, procure sempre adotar ferramentas e soluções tecnológicas adequadas ao seu modelo de negócio.

Dessa forma, a automação dos processos pode otimizar as atividades de sua empresa e ainda diminuir custos operacionais. Isso porque, ao adotar as soluções adequadas, muitas vezes você evita os gastos com contratação de grandes e especializadas equipes para a operação.  

O sistema de gestão e automação para frigoríficos Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente, ou seja, é ideal para atingir os resultados esperados.

1. Facilita o acesso à informação no frigorífico

O primeiro motivo porque automatizar processos é que ele promove a facilidade do acesso à informação confiáveis. Um dos grandes desafios dos frigoríficos nos dias de hoje, principalmente com a alta competitividade de um mercado que funciona full time (sem parar) com altas escalas produtivas para o mercado interno e exportação.

Outro benefício da automação de processos é que ele permite que o frigorífico substitua atividades manuais por um sistema totalmente integrado com informações confiáveis. Com essa mudança, todas as informações ficam centralizadas em um único lugar e disponíveis para todos os setores da empresa.

A Frigo-Data possui um sistema de gestão de frigorífico que lhe permite um controle completo sobre sua empresa, além de um enorme diferencial em relação à sua concorrência. É o sistema frigorífico mais completo do mercado que atenderá com excelência todas as necessidades da sua empresa e o fluxo completo dos processos e controle de gerenciamento de frigorífico. 

2. Reduz os custos do frigorífico e aumenta a lucratividade

A automação é uma excelente ferramenta da redução de custos, porque promove processos racionais que reduzem a ocorrência de erros, gerando consequentemente, uma economia significativa para o frigorífico.

Uma boa automação das tarefas é capaz de mapear todas as atividades da empresa, identificando ineficiências e desperdícios e permitindo realizar correções que visem à melhora dos resultados do negócio.

O sistema frigorífico Frigo-Data permite a gestão completa da indústria frigorífica por meio da gestão de romaneio, nota fiscal, classificação do abate, rastreabilidade animal, separação para venda ou desossa, integrado com emissão de nota fiscal, certificado e custos das contas a receber e pagar, proporcionando os rendimentos do abate, custo da desossa, embalagem, preço da venda, custos variáveis e condenações.

Nosso módulo indústria possui os recursos de etiqueta, separação de carne para o mercado interno ou externo seguindo os padrões de qualidade exigidos, faturamento, nota fiscal, boleto, frete de venda, frete compra, comissão de vendas, controle de qualidade, fluxo completo dos processos e controle de aspersão de frigorífico.

3. Possibilita uma gestão segura e eficaz do frigorífico

A automação traz maior transparência e racionalização aos processos. Com as informações organizadas e centralizadas, os gestores conseguem ter uma visão mais ampla do funcionamento do frigorífico e isso justifica porque a automatização é tão importante.

A partir dessa ótica fica mais fácil compreender e elaborar planos alinhados à realidade e aos objetivos do negócio à longo prazo. Com decisões mais embasadas, o negócio ganha uma gestão mais segura e eficaz, o que impacta em aspectos como:

  • Gestão de Custos;
  • Mercados;
  • Experiência do cliente;
  • Controle de qualidade;
  • Resultados financeiros.

4. Otimizar o tempo e produzir mais

Este é um dos benefícios da automação de processos eficazes. Com a implantação de sistema de automação o tempo para realização das tarefas é reduzido consideravelmente e algumas atividades, que antes eram realizadas por profissionais, podem ser facilmente substituídas pelo sistema frigorífico.

Um exemplo claro é a geração de relatórios. Sem automação é necessário solicitar a um colaborador que monte o relatório. Este funcionário deverá coletar informações de diferentes lugares e elaborar o documento. Isso demanda tempo e está atrelado a possíveis erros, já que as informações não são totalmente seguras.

5. Aumenta a produtividade do frigorífico

Como consequência da otimização do tempo, o frigorifico ganha também em produtividade. Isso acontece porque as tarefas que eram manuais agora são automatizadas e os colaboradores têm mais tempo livre para se dedicar a outras atividades dentro da empresa.

A produtividade é outro fator muito buscado por empresas de diferentes mercados, especialmente em razão da dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e dos inúmeros desafios que a gestão de pessoas produz.

Tarefas repetitivas e que podem ser facilmente automatizadas, como a automação financeira, devem ser direcionadas para sistemas específicos, enquanto os colaboradores devem ser direcionados para atividades mais desafiadoras e estratégicas.

Ou seja, o aumento de produtividade é um fator que traz diversos benefícios indiretos para o negócio como:

  • Otimização do tempo,
  • Satisfação dos colaboradores,
  • Melhora nos resultados,
  • Eficiência na gestão.

Por fim, processos automatizados, racionalizados e devidamente organizados permitem o aperfeiçoamento da frigorífico e o crescimento em larga escla. Isso porque, automatizar processos torna mais fácil para os gestores realizar alterações nos processos, agilizar determinados setores e incorporar novas tecnologias.

O sistema de gestão de frigorífico Frigo-Data proporciona a gestão dos contratos de compras de animais, organização do fluxo de abate, despesas da compra com integração do pagamento das contas a pagar, sendo custo da compra, frete, taxa de abate, entre outros. Proporcionando integração total com os módulos financeiro, estoque, almoxarifado, compras, contabilidade e escrita fiscal.

O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data disponibiliza relatórios por cliente, grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa e informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionando a gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou envie um e-mail para comercial@frigo-data.com.br