Business Intelligence ou BI é a estratégia que faz o processo de coleta e transformação de dados em informação clara e valiosa. Ela possibilita que relatórios e análises preditivas sejam feitas com maior rapidez e profundidade, gerando insights para a operação que ajudam na tomada de decisão.

O Business Intelligence oferece o apoio para as decisões de forma inteligente, por meio de um processo de captação de dados. As informações são adquiridas por um sistema e gravadas em um banco de dados modelado para o seu negócio.

O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data opera com base em conceitos de BI, por meio de um processo de captação de dados que facilitam a visualização de indicadores de produção, compilando-as em gráficos que garantem uma administração mais inteligente no frigorífico de bovinos.

Quais dados eu devo coletar?

A grande sacada do BI é fornecer subsídios para que as decisões estratégicas e de planejamento sejam tomadas com menos base em feeling e achismos e mais norteadas por dados, o que significa decisões com menor margem de erro.

Por isso, o tipo de dado que você deve coletar depende do que é importante para a sua empresa. Você precisa fazer uma análise de quais dados e canais são relevantes para a sua estratégia. E isso muda dependendo do setor, do tamanho do frigorífico e até mesmo das possibilidades de funcionários que sua empresa dispõe.

Com o sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data é possível visualizar em tempo real, por meio de painéis de controle, que permitem os registros de maneira clara e organizada, como venda por período, produtos, mapeamentos da venda, abate por hora, custo do frete, preço da compra, preço da venda, dados em tempo real proporcionando a gestão completa e eficiente de toda cadeia do frigorífico.

O funcionamento do Business Intelligence em sistemas frigoríficos

As ferramentas de Business Intelligence são capazes de acessar e examinar conjuntos de dados apresentando seus resultados em relatórios analíticos, resumos, painéis gráficos e mapas, visando fornecer aos utilizadores, informações detalhadas sobre o estado do seu sistema frigorífico. Para alcançar esse objetivo, o ideal é alinhar quatro vertentes para o seu frigorifico.

  • A coleta de dados da sua empresa
  • A organização e a análise dos dados coletados
  • A utilização desses dados convertidos em informações 
  • A mensuração dos resultados obtidos

Dados do BI ajudam a extrair o máximo de conhecimento e insights dos dados do frigorífico, sendo assim, é possível aplicá-lo de diversas formas. Empresas dos mais variados portes podem ser impactadas pelas ferramentas de BI, sendo que algumas das principais aplicações são:

  • Gestão e Vendas: o BI pode atuar, por exemplo, na segmentação de consumidores e identificar os produtos que mais são comercializados e identificar o aumento de faturamento segmentado por regiões e por cliente;
  • Marketing: campanhas de atração e retenção de clientes podem ser aprimoradas com o BI, aumentando, por exemplo, o ROI de uma determinada campanha.

O Business Intelligence é, sobretudo, um conjunto de ferramentas importantes para a empresa. Assim, para aplicar, é preciso cuidado com essas soluções e atenção maior.

Quais os principais benefícios do Business Intelligence?

Manter um acompanhamento, realizando novos processos de análise de dados de maneira contínua ou mantendo um controle do desenvolvimento das decisões tomadas, permitirá a renovação das percepções e o aproveitamento de novas oportunidades pelo negócio.

Com o Business Intelligence inserido nas estratégias do seu sistema frigorífico, podemos citar alguns benefícios que se acumulam ao longo do tempo, como:

  • Identificação de custos desnecessários ou sobressalentes em suas campanhas digitais (como anúncios que não têm rendido resultados);
  • Geração de oportunidades a partir dos resultados analisados;
  • Facilidade de acesso a diferentes tipos de relatórios segundo os dados compilados;
  • Agilidade na tomada de decisão;
  • Mais assertividade nos investimentos;
  • Alinhamento ágil às tendências e demandas do mercado.

O BI existe apenas para captar a informação certa?

Ao utilizar ferramentas ou metodologias que envolvem Business Intelligence, é comum achar que o sistema vai captar somente as informações corretas ou o que está funcionando plenamente na organização. Na realidade, é justamente para detectar o contrário que o BI existe: encontrar o desafio e o contraditório, ou seja, as informações que não batem.

Mediante ao cruzamento de informações de diferentes bases de dados, é possível obter os insights mais relevantes e então começar a de fato aplicar o Business Intelligence.

A utilização de um sistema que automatiza todo o processo de coleta de dados é super recomendada, afinal, é preciso gerar informações ágeis e confiáveis. O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente.

Os demais módulos do sistema de gestão, como o Financeiro, Faturamentos, Contábil, Almoxarifado, complementam a integração da movimentação da vida do confinamento. Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por qualidade. 

Por isso, o sistema frigorífico Frigo-Data oferece um método que atende às suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou envie um e-mail para comercial@frigo-data.com.br