O agronegócio como sua força motriz, a pandemia tem gerado um cenário de instabilidade econômica causando incerteza e insegurança na cadeia alimentícia, mas sabemos da importância dessas atividades para levar alimento ao mundo. 

A indústria frigorífica é um mercado muito movimentado, pois, além de possuir uma demanda constante, também é preciso considerar uma série de variáveis, como o fato de a matéria-prima ser altamente perecível. É atualmente muito desenvolvida, técnica e eficaz. Prova disso é sua forte geração de renda e emprego. 

 

Automatização de processos resultam em soluções

Felizmente, a automatização de processos também oferece soluções para este setor comercial. Um software focado na indústria de alimentos oferece vantagens como:

 

  • Otimização do controle de pedidos de insumos;
  • Eficiência na gestão de estoque de matéria-prima;
  • Categorização dos alimentos por peso, valor, condição de armazenamento e qualidade.

 

A automação industrial não é novidade na cadeia produtiva de alimentos. Frigoríficos de todos os portes e regiões estão vendo na automação uma forma de não apenas crescer, mas também se manter no mercado de carnes, mesmo em período de crises.

E quando você mantém o controle sobre todo o dinheiro que entra e que sai de seu negócio, sabe exatamente de onde vem e para onde ele vai, é possível poupar cortando os gastos supérfluos. 

Afinal, é possível interligar e alinhar linhas de produção aos setores e dar vida a um ciclo produtivo muito benéfico para o presente e futuro da organização. E para enfrentar este cenário, existem algumas estratégias de curto prazo que podem ajudar sua organização a sobreviver em meio à crise.

 

  1. Reduz o tempo de produção;
  2. Permite o gerenciamento de processos, seja qual for a etapa em que ele se encontra;
  3. Integra diversos setores dentro da empresa, facilitando a comunicação entre departamentos;
  4. Define e controla indicadores de performance;
  5. Realiza o monitoramento de resultados em tempo real;
  6. Ajuda a otimizar a tomada de decisões;
  7. Reduz o tempo de atividades operacionais;
  8. Possibilita que vulnerabilidades, má aplicação de recursos e pontos críticos da empresa sejam identificados e corrigidos;
  9. Gera relatórios precisos sobre os índices de produtividade da empresa;
  10. Permite a integração de multiplataformas.

Com planejamento, dedicação e compreensão do mercado, é possível descobrir como sobreviver à crise, minimizando os impactos nas finanças de sua organização e até mesmo explorar novas oportunidades. Para isso, é necessário muito planejamento e organização.

Para exemplificar a automatização de frigoríficos, ela consiste na implementação e organização de equipamentos na linha de produção das carnes, cujas principais funções são:

 

  • Reduzir os custos com mão de obra;
  • Reduzir os custos decorrentes de falhas humanas;
  • Reduzir as pausas na produção;
  • Reduzir perdas intencionais ou não;
  • Reduzir o risco de contaminação e consequentemente depreciação do produto;
  • Reduzir consumo energético, principalmente dos refrigerados.

 

Todas essas reduções geram um aumento significativo na produção do frigorífico. Afinal, se uma linha de produção tem menos pausas e perdas, seu rendimento será superior às linhas tradicionais, composta por operadores humanos e, portanto, sujeitos a erros.

O sistema de gestão para frigorífico Frigo-Data automatiza tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores.

 

Planejamento é fundamental

Já é sabido que será um ano com grandes desafios para o mundo em todos os segmentos, e todos precisarão se reinventar, e juntos, encontrar maneiras de lidar com a situação. 

O mercado frigorífico brasileiro é caracterizado por ser altamente competitivo, onde as transformações são constantes. Por isso, ações estratégicas e muito planejamento são fundamentais para todo frigorífico que visa aumentar sua capacidade produtiva.

O planejamento deve englobar todos os níveis da empresa que, quando bem conduzidos e medidos, aumentam consideravelmente as chances de sucesso de pequenos ou médios frigoríficos. Para que seja eficiente e traga bons resultados produtivos, a programação de crescimento da produção deve ser controlada com boa antecedência.

Com a implantação do sistema frigorífico Frigo-Data, o cliente terá total controle, desde a compra do gado, abate, acerto com os pecuaristas até à desossa, produção, estocagem e venda, gerando, inclusive, informações financeiras, fiscais e contábeis, mapeamento e relatório de todos os processos envolvidos para a gestão completa de uma indústria de frigoríficos.

 

Implementar boas práticas

O mercado de proteína animal continua aquecido, mesmo durante a crise. No entanto, é importante criar boas práticas para dar mais segurança às pessoas envolvidas em todo o processo de produção.

O sistema de gestão para frigorífico Frigo-Data informatiza indústrias de abate de bovinos, sejam plantas destinadas ao mercado interno ou externo, de pequeno a grande porte, seguindo as normas e exigências de cada mercado habilitado. Todos os processos são gerenciados de forma integrada com o sistema administrativo, tornando o ERP frigorífico completo e eficaz.

Ações realizadas pelo software para gestão de frigorífico Frigo-Data:

  • Compra de boi;
  • Transporte;
  • Recepção dos animais;
  • Sangria (rastreabilidade);
  • D.I.F (rastreabilidade);
  • Abate;
  • Tipificação de carcaças (rastreabilidade);
  • Produção de miúdos e subprodutos;
  • Leitura de PH de carcaças;
  • Quarteio;
  • Desossa;
  • Industrialização;
  • Estocagem;
  • Expedição.

 

Boa gestão é o diferencial

É essencial se manter a par das novidades do mercado agropecuário, afinal, é preciso levar em consideração que a cadeia frigorífica está cada vez mais competitiva, e a batalha pela sobrevivência do frigorífico depende da atenção aos detalhes, sobretudo para combater todos os desafios que o seu ramo de atuação tem a oferecer.

O software da Frigo-Data permite a gestão completa da indústria por meio da gestão de romaneio, nota fiscal, classificação do abate, rastreabilidade animal, separação para venda ou desossa, integrado com emissão de nota fiscal, certificado e custos das contas a receber e pagar, proporcionando os rendimentos do abate, custo da desossa, embalagem, preço da venda, custos variáveis e condenações.

Além disso, o software de gestão de frigorífico proporciona a gestão dos contratos de compras de animais, organização do fluxo de abate, despesas da compra com integração do pagamento das contas a pagar, sendo custo da compra, frete, taxa de abate, entre outros. Proporcionando integração online com os módulos financeiro, estoque, almoxarifado, compras, contabilidade e escrita fiscal.

Ficou interessado? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br