O controle de qualidade é um processo fundamental na estrutura de uma empresa que atua no ramo de alimentação. Ao longo dos últimos anos a Anvisa tem destacado novas normas, de forma que os alimentos cheguem com alto padrão de qualidade e prontos para serem consumidos.
Um dos principais motivos para vender excelentes produtos é o fato de que isso resulta em mais credibilidade para o negócio. O investimento na análise de dados adotando sistemas de BI (Business Intelligence) é uma ótima forma de colocar o seu frigorífico à frente da concorrência. Com essa estratégia o negócio pode gerar mais lucros e melhorar a sua competitividade.
As estratégias de análise de dados BI passam por algumas etapas. Elas permitem aos times identificar padrões (ou problemas) no fluxo de trabalho e avaliar a melhor maneira de melhorar a sua cadeia operacional. Confira os principais:
#1 - Coleta de dados
A coleta de dados é uma etapa crítica. Deve conter informações online e offline. Dessa forma, as equipes têm uma visão abrangente da empresa.
#2 - Compartilhamento de Informações
Após a coleta, as informações são compartilhadas com os analistas e integradas aos sistemas de BI. Isso permite uma análise mais flexível e inteligente dos indicadores existentes.
#3 - Análise de Dados
Análise de Dados é o momento de agregar valor aos logs de atividades. As equipes são capazes de entender os padrões e tendências do ambiente de negócios de forma mais ampla. Ao mesmo tempo, avaliam o que deve ser otimizado.
#4 - Resultados do monitoramento
Quando a análise dos dados estiver concluída, as correções e o monitoramento devem ser feitos. Isso permite que a empresa entenda o impacto de suas decisões em sua competitividade. Além disso, facilita a realização de configurações adicionais.
O software de gestão para frigorífico Frigo-Data opera com base em conceitos de BI, por meio de um processo de captação de dados que facilitam a visualização de indicadores de produção, compilando-as em gráficos que garantem uma administração mais inteligente no frigorífico de bovinos.
É possível visualizar em tempo real, por meio de painéis de controle, que permitem os registros de maneira clara e organizada, como venda por período, produtos, mapeamentos da venda, abate por hora, custo do frete, preço de compra, preço de venda, dados em tempo real proporcionando a gestão completa e eficiente de toda cadeia do frigorífico.
As principais vantagens de se utilizar o sistema de BI em frigoríficos são: otimização do processo e maior segurança na hora de tomar decisões e elaborar estratégias. Dessa forma, é possível potencializar as operações dentro da empresa.
#5 - Monitoramento na palma da sua mão
Manter um acompanhamento, realizando novos processos de análise de dados de maneira contínua ou mantendo um controle do desenvolvimento das decisões tomadas, permitirá a renovação das percepções e o aproveitamento de novas oportunidades no sistema frigorífico.
Por meio dos relatórios gerados, fica bem mais fácil e rápido tomar decisões em questões complicadas, onde o orçamento é fortemente afetado.
A relação entre Business Intelligence e análise de dados é preponderante para que insights estratégicos surjam das informações empresariais. A vantagem competitiva, gerada com sua aplicação, é fundamental para manter o frigorífico no mercado atual.
Como fazer análise de dados com eficiência?
Uma análise de dados eficaz e realmente produtiva depende de alguns parâmetros simples de planejamento e execução. A seguir, saiba quais são os principais e entenda melhor como eles influenciam nos resultados do sistema frigorífico.
- Defina os objetivos diante da análise
Defina o que se deseja observar e estudar por meio das informações antes de começar o trabalho.
- Realize um planejamento para lidar com os dados
O planejamento precisa definir fontes, designar pessoas para cuidar dos dados de cada setor e estruturar os processos de análise e de geração de relatórios.
- Crie indicadores que façam sentido ao seu frigorífico
Indicadores adequados ao que precisa ser entendido potencializam a análise e possibilitam resultados mais precisos.
Utilize ferramentas que ofereçam suporte para o crescimento do seu frigorifico
A utilização de um sistema para frigorífico que automatiza todo o processo de coleta de dados é super recomendada, afinal, é preciso gerar informações ágeis e confiáveis. O sistema frigorífico Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente.
Os demais módulos do sistema de gestão, como o Financeiro, Faturamentos, Contábil, Almoxarifado, complementam a integração da movimentação da vida do confinamento.
Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por qualidade. Por isso, o sistema de automação para frigorífico Frigo-Data oferece um método que atende às suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio.
Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br