Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), atualmente o Brasil se consolida como maior exportador mundial de carne bovina, esse desempenho é resultado de melhorias em todas as etapas do processo produtivo.

Sabemos que a Indústria Brasileira de Carne Bovina tem passado por grandes mudanças nos últimos anos, que se expressam especialmente nesse grande crescimento e internacionalização da indústria de processamento.

No entanto, não se pode pensar somente em dados quantitativos, a qualidade da carne é de extrema relevância, principalmente os países que importam a carne brasileira fazem várias exigências em relação às características de qualidade da carne, alimentação do rebanho, embalagem, métodos de produção e instalações. 

 

O sistema de gestão e automação para frigoríficos Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente, ou seja, é ideal para atingir os resultados esperados.

 

Gestão da qualidade

A gestão da qualidade é o conjunto de práticas utilizadas pela empresa para se obter, de forma eficiente e eficaz à qualidade pretendida para o produto. Ou seja, parte do princípio de que as características de qualidade do produto são atingidas com redução de perdas, desperdícios e, consequentemente, de custos.

Gerenciar, ou administrar, é um processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar os objetivos, os quais são atingidos por meio de quatro processos interligados: planejamento, organização, direção e controle.

 

Gestão de custo

A gestão de custos de um frigorífico é bem-feita quando o responsável por essa atividade possui um conhecimento profundo do tema ou busca alternativas para melhorar e equilibrar na balança os gastos e receitas, a fim de se manter cada vez mais eficiente e competitivo no mercado. 

Afinal, a gestão precisa manter os três pilares importantes do setor: redução de custos, aumento da produtividade e garantia de satisfação do cliente.

 

Gestão financeira 

Lidar corretamente com a gestão financeira significa ter uma melhor gestão empresarial e, para isso, será importante investir em softwares que ajudem a gerenciar os seus resultados financeiros.

É essencial ter um bom sistema de gestão financeira, que torne possível otimizar os trabalhos, facilitando a coleta e o registro de informações. Isso significa ter diagnósticos empresariais e agilidade na tomada de decisões, garantindo saldo positivo para o caixa.

Os módulos financeiro, faturamento, contábil e almoxarifado do software para gestão de frigorífico Frigo-Data, trabalham individualmente e também complementam os processos das rotinas de uma indústria de bovinos de forma prática e objetiva fechando, assim, o processo de resultado de apuração do animal.

 

Gestão de risco

Com um cenário composto por constantes mudanças e com a economia interligada, onde um fato ocorrido em determinada parte do mundo pode impactar na empresa, a gestão de risco aparece com uma alternativa ao gestor para auxiliar na tomada de decisão.

Afinal, toda empresa trabalha para que tenha lucro, mas tão importante quanto se ter lucro é desenvolver um planejando estratégico, onde a empresa consiga se manter estruturada diante de possíveis situações negativas. 

A gestão de risco quando realizada e fundamentada, terá uma gestão financeira eficaz, minimizando os impactos negativos no resultado da empresa.

As informações fornecidas e utilizadas em uma gestão de risco permitem ao gestor tomar uma decisão fundamentada em dados extraídos do ambiente interno e externo o que possibilita uma tomada de decisão mais correta.

 

Gestão e tecnologia

A implementação das ferramentas de qualidade em setores frigoríficos, são em parte resultado das exigências do mercado externo para compra da carne bovina, onde as empresas podem se adequar às normas e legislações investindo em tecnologias, ferramentas de gerenciamento administrativo e recursos humanos, contratando mão de obra mais especializada e implantar programas de qualidade para atender a esses mercados.

Com  o sistema de gestão Frigo-Data, a gestão do confinamento é feita através do gerenciamento preciso de todas as etapas para alcance das metas de consumo, performance produtiva e custo de cada animal. Os processos são padronizados e os dados analisados diariamente, para atingir os resultados esperados.

 

Benefícios do ERP para a sua produção

Diversos recursos tecnológicos têm se tornado cada vez mais difundido nas indústrias de abate de bovinos, como por exemplo, os sistemas de gestão ERP, em inglês, Enterprises Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais.

O ERP é um software de gestão administrativa que integra todos os departamentos de uma empresa. Não se trata apenas de um novo programa ou um serviço de consultoria, mas de implementar efetivamente o projeto no dia a dia do seu negócio.

O gestor tem uma boa visibilidade dos resultados da sua produção, podendo até, antecipar potenciais desafios, identificar oportunidades e ter uma gestão administrativa mais efetiva. A ferramenta de gestão é fundamental para automatizar e aprimorar processos que asseguram maior lucro e competitividade no setor.

 

Sistema de gestão para frigorífico Frigo-Data

Nosso software permite a gestão completa da indústria por meio da gestão de romaneio, nota fiscal, classificação do abate, rastreabilidade animal, separação para venda ou desossa, integrado com emissão de nota fiscal, certificado e custos das contas a receber e pagar, proporcionando os rendimentos do abate, custo da desossa, embalagem, preço da venda, custos variáveis e condenações.

Possui os recursos de etiqueta, separação de carne para o mercado interno ou externo seguindo os padrões de qualidade exigidos, faturamento, nota fiscal, boleto, frete de venda, frete compra, comissão de vendas, controle de qualidade, fluxo completo dos processos e controle de aspersão de frigorífico.

Com a implantação do nosso ERP Frigorífico, o cliente terá total controle, desde a compra do gado, abate, acerto com os pecuaristas até à desossa, produção, estocagem e venda, gerando, inclusive, informações financeiras, fiscais e contábeis, mapeamento e relatório de todos os processos envolvidos para a gestão completa de uma indústria de frigoríficos.

É o software de gestão mais completo do mercado que atenderá com excelência todas as necessidades da sua empresa e o fluxo completo dos processos e controle de gerenciamento de frigorífico.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br