Uma cadeia de frio contínua se faz com uma série ininterrupta de atividades de produção, armazenamento, transporte e distribuição de produtos mantidos sob refrigeração. Para tanto, são usadas salas resfriadas, câmaras frias, meios de transporte com capacidade de manter e gerar frio, embalagens adequadas, tecnologias de monitoramento, etc.

A condição adequada da cadeia de frio, da produção até a entrega ao consumidor final, traz desafios que variam dependendo do produto, processo de produção, logística e distribuição.

Por cada frigorífico lidar com problemas e situações financeiras específicas, é impossível prever quando o investimento em automação será retornado ao negócio. O fato é que, no âmbito tecnológico e de qualidade do produto final, geralmente os benefícios da automação podem ser percebidos imediatamente após a sua implantação, tanto pelos consumidores quanto pelos próprios funcionários do frigorífico.

Planejamento de custos e melhor uso dos recursos

A maioria das empresas, que trabalham em um regime organizado, começam a fazer planos e, eventualmente, investe nos melhoramentos de suas instalações de acordo com a lei. Além disso, reequipar e modernizar os processos na empresa instaura a possibilidade de alcançar o nível dos padrões especificados pela lei, podendo operar livremente.

Como toda a ação que envolve o mundo dos negócios, reduzir os custos de uma empresa também envolve planejamento. Neste sentido, gestores devem fazer um mapeamento detalhado de todos os gastos organizacionais, verificando onde estão os gargalos, que custos podem ser cortados e quais as melhores formas de distribuir os recursos daquela companhia.

Uso de indicadores de produtividade, ferramentas de acompanhamento do fluxo de trabalho, planejamento de metas e a busca por um maior envolvimento dos colaboradores com os objetivos do negócio, estão entre as medidas centrais para o aumento da eficiência de uma empresa.

Investir em processos mais dinâmicos, flexíveis, amparados na inovação e com uma distribuição mais estratégica dos colaboradores de uma companhia, é uma das chaves para que seja possível reduzir os custos.

 

Técnicas para gestão da qualidade

As normas e técnicas da gestão de qualidade são importantes para intensificar tão somente a qualidade das empresas. E ela não é de difícil compreensão, uma vez que é algo bem prático. Em relação às técnicas da gestão de qualidade, no sentido do gerenciamento de qualidade existem:

 

1. Planejamento: consiste na identificação dos padrões de um projeto

2. Garantia de Qualidade: está relacionado a garantia da qualidade

3. Controle de Qualidade: está relacionado a fiscalização e supervisão. Dentro do controle de qualidade, há três ramificações do conceito: gerenciamento das diretrizes, por processo e da rotina. 

 

A principal ideia desse primeiro gerenciamento, por mais que pareça redundante, é o modelo IDEIA: Incentivar a geração de ideias; Desenvolver iniciativas com produtos significativos; Estabelecer consenso em relação a melhoria; Intensificar contatos; Assegurar a coerência entre as normas e ações, com objetivos claros e definidos.

 

Como a automação de frigoríficos consegue reduzir custos?

Basicamente, a automação de frigoríficos consiste na implementação e organização de equipamentos na linha de produção das carnes, cujas principais funções são:

  • Reduzir os custos com mão de obra;
  • Reduzir os custos decorrentes de falhas humanas;
  • Reduzir as pausas na produção;
  • Reduzir perdas intencionais ou não;
  • Reduzir o risco de contaminação e consequentemente depreciação do produto;
  • Reduzir consumo energético, principalmente dos refrigerados.

 

Como a automação de frigoríficos consegue aumentar a produção?

Todas essas reduções geram um aumento significativo na produção do frigorífico. Afinal, se uma linha de produção tem menos pausas e perdas, seu rendimento será superior às linhas tradicionais, composta por operadores humanos e, portanto, sujeitos a erros.

Além disso, vale ressaltar que atualmente 70% de todo o consumo energético dos frigoríficos brasileiros acontece nos compressores das salas de refrigeração. Por isso, o investimento em automação para criar uma linha de produção mais enxuta pode ser justificado, muitas vezes, apenas pela economia de energia elétrica.

 

É um ciclo irreversível!

As agroindústrias passam a ver como estratégico a adoção de softwares de gestão de seu sistema produtivo, englobando todos os processos e etapas. Com a aplicação de vários módulos e sistema web gerencial, é possível otimizar a mão de obra e acompanhar à distância o andamento da produção, solucionando eventuais problemas.

Com a tecnologia caminhando a passos largos rumo à automação industrial, é justamente este o momento de conhecer as tendências tecnológicas que poderão transformar esse mercado.

Ao investir em automação de processos, é possível trabalhar com a integração de informações, sendo possível garantir que os dados não sofram alterações e impactem diretamente na qualidade dos produtos e de atendimento da cadeia produtiva do frigorifico.

 

Obtenha os melhores resultados de produção na sua empresa 

Valorizar tarefas que exijam criatividade e desenvolvimento de inovação tornou-se ainda mais importante, e para obter os melhores resultados de produção, gestão de desempenho e funcionalidade, maximizando a produtividade e os lucros, o sistema de gestão de frigorifico Frigo-Data leva agilidade e confiabilidade para seu negócio. 

Automatização de tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores.     

São disponibilizados relatórios por cliente, grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa e informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionando a gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.


Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br