No cenário do mercado atual, que está cada dia mais competitivo, contar com a inteligência e agilidade dessa tendência é essencial. Sendo assim, ferramentas como o Business Intelligence e suas vantagens se tornam cada vez mais essenciais e fazem a diferença em momentos de tomada de decisão e acompanhamento de métricas de uma organização.

Business Intelligence (Inteligência de Negócios) nada mais é do que uma ferramenta que transforma grandes quantidades de dados gerados por uma empresa, em informações essenciais para a gestão.

Afinal, um dos maiores desafios da indústria é conseguir tirar o máximo de lucratividade dos seus processos produtivos. Para isso, é necessário encontrar possíveis gargalos que comprometam a eficiência dessa cadeia, o que desperdiça valiosos recursos humanos e materiais. Dessa forma, o BI se torna uma das melhores soluções.

A partir dos dados coletados, o BI é capaz de aplicar técnicas analíticas de forma automatizada, descobrindo padrões, tendências e comportamentos para que seja possível interpretar as informações e, assim, melhorar os fluxos operacionais de produtos e serviços por meio de processos inteligentes.

Afinal, quais são as principais vantagens de se investir em BI nos negócios?

Confira a seguir:

1 - Ajudar no gerenciamento de informações do seu frigorífico

Muitas vezes os frigoríficos não sabem como lidar com tanta informação gerada em suas operações. Os sistemas de BI conseguem trabalhar de forma otimizada para facilitar o uso das informações para serem mais assertivas e atender as expectativas do mercado.

A grande questão está em como gerenciar de forma eficiente todos esses dados e transformá-los em informação. Por isso, o Business Intelligence (BI) se mostra como uma importante ferramenta para auxiliar na geração, armazenamento, tratamento e análise em formato de painéis de visualização automatizados e que trazem análises em tempo real de fácil e rápida visualização.

2 - Detectar erros anteriores na cadeira produtiva do seu frigorífico

Pequenas falhas podem ocorrer na rotina de um frigorífico e, algumas vezes, acabam passando despercebidas, criando gargalos que prejudicam o funcionamento dos recursos da empresa. 

O BI consegue corrigir esse tipo de falha por meio da extração e filtração das informações, detectando os equívocos internos que acarretaram o problema.

3 - Avaliar a produtividade dos funcionários no seu frigorífico

Já não é mais segredo que, para avaliar a produtividade de um processo produtivo, é fundamental que existam diversos indicadores de desempenho.Dessa forma, ao aplicar os processos de Business Intelligence, essas métricas poderão ser acompanhadas visualmente. Por meio desse acompanhamento, é possível descobrir:

  • Quais são os gargalos existentes na linha de produção;
  • O que facilita a realização de ajustes e investimentos;
  • Como aumentar a eficiência do processo produtivo.

As soluções de BI facilitam a aplicação de indicadores e métricas de desempenho dos colaboradores por serem capazes de integrar as ferramentas de mensuração dos processos internos, crescimento da empresa e financeiro com os dados da performance da organização. Isso permite uma avaliação mais precisa sobre as atividades de cada funcionário.

4 - Melhorar a experiência dos clientes na indústria frigorífica

O BI serve como conselheiro sábio, apontando falhas e destacando oportunidades. Estas informações precisas sobre o que acontece em todos os departamentos da sua organização são essenciais na tomada de decisões, seja no planejamento da sua equipe, mas principalmente no relacionamento com clientes.

Muitas empresas não conseguem acompanhar as ações dos usuários em seus sites e não sabem quais são os motivos de perderem ou ganharem clientes. Com o BI é possível realizar a mineração de dados de vendas e pós-venda.

Dessa forma, a empresa pode detectar o que não está dando certo em sua estratégia de atendimento e aperfeiçoá-la, além de aplicar outras medidas, identificadas a partir da coleta de dados, para otimizar as experiências dos usuários e, assim, atender a todas as suas necessidades para fidelizá-los.

5 - Controlar despesas dentro do frigorífico

Só é possível reduzir aquilo que é controlado. Ou seja, para uma redução de custos, o primeiro passo é mapear todos os custos da empresa na criação de um DRE (Demonstração do resultado do exercício).

Após criar um dashboard financeiro para a sua empresa, vários pontos podem ser observados e controlados. Dessa forma, você consegue criar metas tangíveis de economia a longo prazo. Isso porque essas economias podem afetar de forma direta a otimização de processos. Ou seja, os resultados são benéficos para diversos setores frigoríficos. 

Com uma gestão unificada de BI, a empresa passa a ter uma visão ampla de todos os seus gastos. Assim, é possível relacionar as informações de despesas com outros dados úteis, como fluxo de caixa, estoque e planejamentos de investimentos, o que possibilita um maior controle da administração dos recursos financeiros.

Para se manter competitivo, é imprescindível buscar melhorias para o seu negócio. A organização das informações é algo essencial para o bom andamento de uma empresa.

Agilidade e exatidão no apoio à tomada de decisões

O software gestão de frigorífico Frigo-Data opera com base em conceitos de BI, por meio de um processo de captação de dados que facilitam a visualização de indicadores de produção, compilando-as em gráficos que garantem uma administração mais inteligente num frigorífico de bovinos.

É possível visualizar em tempo real, por meio de painéis de controle, que permitem os registros de maneira clara e organizada, como venda por período, produtos, mapeamentos da venda, abate por hora, custo do frete, preço de compra, preço de venda, dados em tempo real proporcionando a gestão completa e eficiente de toda cadeia do frigorífico.

As informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionam uma gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Além disso, com o recurso, o cliente tem acesso aos relatórios e com informações sobre o grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa.

A utilização de um sistema que automatiza todo o processo de coleta de dados é super recomendado, afinal, é preciso gerar informações ágeis e confiáveis. O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente.

Os demais módulos do sistema de gestão, como o Financeiro, Faturamentos, Contábil, Almoxarifado, complementam a integração da movimentação da vida do confinamento.

Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por qualidade. Por isso, o sistema de automação para frigorífico Frigo-Data oferece um método que atende às suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br