Gerenciar um frigorífico é uma tarefa complexa que envolve muitos desafios e demanda um alto nível de eficiência, afinal, os consumidores querem saber cada vez mais sobre a origem e as características da carne que consomem, levando ao aumento da certificação de diferentes carnes para diferentes nichos de mercado. 

 A certificação no Brasil tem ganhado importância, com mais e maiores exigências, principalmente para o mercado de exportação, o que fez com que muitas empresas parassem de atuar nesse mercado.

Para alcançar esse objetivo, é preciso adotar uma abordagem estratégica que leve em consideração todas as áreas da operação para ser possível identificar qualquer oportunidade de melhoria. Um dos primeiros passos para tornar a gestão de um frigorífico mais eficiente é investir em tecnologia. 

Produtos com mais qualidade e durabilidade

Todas essas ações trazem bons ganhos para a organização e são frutos do Business Intelligence, tecnologia inovadora que desempenha um papel muito importante na conquista de resultados consistentes e duradouros, seja em períodos de crise ou não.

A automação frigorífica, por exemplo, permite que processos sejam executados de forma mais rápida e precisa, reduzindo o tempo de produção e aumentando a qualidade e durabilidade dos produtos. Além disso, os sistemas de gestão para frigoríficos permitem que a equipe acompanhe os processos em tempo real, facilitando a tomada de decisões.

Como a meta é garantir que os produtos tenham a maior qualidade possível, a implantação de um sistema frigorífico com essa função garante a padronização, integração e alinhamento dos processos de todos os setores da empresa. Organizando a parte operacional, sobra mais tempo para cuidar de ações mais estratégicas.

Dados eficientes e mais desempenho no frigorífico

As tecnologias vêm sendo as responsáveis por alavancar os índices de eficiência dos frigoríficos, reduzindo a mão de obra e contribuindo para o baixo custo e maior rentabilidade. É essencial que os frigoríficos tenham ferramentas que sejam capazes de medir o desempenho de suas atividades, e assim, reforçar pontos fortes e melhorar pontos fracos.  

Você pode entender o termo Business Intelligence, ou inteligência de negócios, como informações importantes para a gestão do sistema frigorífico. Isso porque, o BI consiste em um trabalho em torno de dados, que envolve:

  • Coleta;
  • Armazenamento;
  • Tratamento;
  • Análise;
  • Aplicação.

A qualidade dos produtos influência nos resultados, e isso nos leva à melhoria contínua. Aperfeiçoar processos, reduzir custos e eliminar gastos desnecessários ajudam no aumento da lucratividade, com BI é possível estabelecer técnicas mais modernas e adequadas de produção.

Sistema frigorífico mais eficiente e produtivo

Atualmente, a produtividade é uma das maiores preocupações dos frigoríficos. Isso porque, quanto mais produtiva for, maiores serão os lucros. Nesse sentido, o sistema de gestão da qualidade é essencial, pois com a organização correta dos processos e definição de responsabilidades, o frigorífico consegue aumentar a quantidade de produtos e subprodutos produzidos sem perder a qualidade.

Uma ferramenta de BI consegue concentrar e alinhar todos os dados, gerando relatórios concisos e fáceis de serem lidos. Esses relatórios podem ser acessados em tempo real pelos gestores. Esses, por sua vez, devem agir para garantir que a empresa use de modo eficiente os insights disponíveis no documento, garantindo:

  • Redução de custos operacionais;
  • Economia de tempo;
  • Acesso a relatórios eficientes.

Mais competitividade e lucro

Além do aumento da margem de lucro, o frigorífico assegura maior vantagem competitiva no mercado - o que, consequentemente, pode gerar ainda mais benefícios para a organização. Definir a prioridade dos investimentos, necessidade de implantação de novos recursos, equipamentos e métodos de trabalho, novas contratações e outras decisões estratégicas exigem certeza e segurança por parte do empresário.

Para obter os melhores resultados de produção, gestão de desempenho e funcionalidade, maximizando a produtividade e os lucros, o sistema frigorífico Frigo-Data leva agilidade e confiabilidade para seu negócio. 

O resultado é uma ferramenta especializada, que, com prontidão, entrega informações de qualidade para viabilizar a melhor gestão dos negócios. Automatiza tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores.

Quer saber mais sobre nosso sistema frigorífico? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br