Deseja tornar o seu sistema frigorífico mais eficiente? Então saiba como a automação de processos de frigorífico é a ferramenta ideal para otimizar a sua produção. Desde métodos mais simples até aqueles mais complexos podem ser automatizados, o que irá diferenciar é o grau de intervenção humana de cada situação exigirá.

A automação visa melhorar o funcionamento do frigorífico, podendo atuar em todos os seus setores, desde os processos operacionais até os gerenciais. Tudo pode ser otimizado: linha de produção, gerenciamento e armazenamento de dados, logística e vendas, etc. 

O sistema de automação para frigorífico Frigo-Data proporciona a otimização de processos, eliminando operações desnecessárias e ampliando os ganhos com o aumento da produtividade.

Não se trata do futuro dos negócios, mas, sim, do presente. Cada vez mais empreendimentos recorrem a essa possibilidade, portanto, é preciso conhecer todos os seus aspectos para tomar uma boa decisão.

1 – Aumento da produtividade

Quando uma indústria é mais produtiva, ela consegue ter um volume ampliado de resultados em menos tempo. Isso significa que, diante da mesma disponibilidade de recursos, há um retorno maior.

Recorrer à automação garante uma melhoria no desempenho geral graças ao funcionamento das máquinas, já que os dispositivos automáticos permitem alcançar ciclos de produção velozes e eficientes, além da ampliação do padrão de repetitividade.

A Frigo-Data Informática possui o melhor sistema de automação para frigoríficos de todos o país, estando presente em mais de 12 estados. Além disso, disponibiliza suporte técnico especializado por meio de telefone, e-mail e help desk.

Com grande experiência no segmento de automação de frigoríficos, a Frigo-Data Informática tem a satisfação de garantir aos seus clientes um sistema informatizado completo, garantindo todo o processo produtivo e de gestão que o ramo necessita.

Sem precisar aumentar a equipe na mesma medida, inclusive, é possível conquistar o desempenho contínuo, sem interrupções. Desde que passem pelas manutenções e pelos cuidados corretos, os componentes eletrônicos não se cansam e não interrompem os procedimentos. Como resultado, fica mais fácil obter uma produção que atinge novos padrões.

2 –  Facilidade no fluxo de trabalho

A automação pode ajudar a aumentar a produtividade, impactando diretamente nos resultados financeiros da sua organização. Vale mencionar que a técnica está relacionada à utilização de sistemas e equipamentos para a execução de tarefas operacionais repetitivas. Desse modo, ela proporciona um aumento considerável da produtividade em diversas áreas, como por exemplo:

  • Gestão financeira;
  • Organização de estoque;
  • Comunicação;
  • Relacionamento com o cliente.

Sendo assim, ao ser implantada a política de automatização de processos, resta mais tempo à disposição dos colaboradores para que estes utilizem as suas competências em prol de atividades mais importantes.

O sistema frigorífico terá total controle, desde a compra do gado, frete, abate, acerto com os pecuaristas, até a desossa, produção, estocagem e venda, gerando, inclusive, informações financeiras, fiscais e contábeis, para a gestão completa do negócio.

3 – Redução dos custos de instalações

Para muitos gestores, ainda existe a ideia de que a automação de processos industriais custa muito caro. No entanto, trata-se de uma possibilidade capaz de oferecer um retorno atraente e que acontece em pouco tempo.

Pense, por exemplo, no aumento de produtividade e de eficiência. Com o uso de recursos automáticos, é possível atender a uma demanda maior sem gastar na mesma medida. Como resultado, há uma diluição dos custos e uma elevação no faturamento. Resultando numa margem de lucro maior, que se consolida como retorno de investimento.

Ao automatizar as tarefas do dia a dia, o empregador torna o ambiente mais acessível e oferece uma proposta mais competitiva ao mercado, liberando a mão de obra humana para atividades que realmente exijam o conhecimento de um profissional qualificado. Tudo isso converge para a redução de custo e satisfação do consumidor.

4 – Otimização da qualidade

Manter a qualidade é um dos aspectos mais relevantes para qualquer sistema frigorífico. É muito importante garantir a consistência de atuação. O problema é que uma produção exclusivamente humana estar suscetível a erros e até a variações que dependem de cada pessoa. Com máquinas que operam do jeito certo, isso é algo que não acontece.

Em partes, a otimização também tem a ver com o ganho de controle e de procedimentos preventivos. Com a automação, dá para reconhecer a necessidade de manutenção preventiva de cada equipamento. Isso evita que se concretizem as falhas que levam a problemas na produção.

O sistema de gestão e automação para frigoríficos Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente, ou seja, é ideal para atingir os resultados esperados.

5 – Obter vantagem competitiva

O mercado está cada vez mais competitivo, o que significa que as indústrias precisam ter capacidade de diferenciação e destaque. Sem isso, é difícil se manter e conquistar crescimento. A automação surge para resolver essa questão.

Os módulos financeiro, faturamento, contábil e almoxarifado do sistema para gestão de frigorífico Frigo-Data, trabalham individualmente e também complementam os processos das rotinas de uma indústria de bovinos de forma prática e objetiva, assim, o processo de resultado de apuração do animal.

Com o sistema de automação de frigorífico Frigo-Data, a gestão do confinamento é feita através do gerenciamento preciso de todas as etapas para alcance das metas de consumo, performance produtiva e custo de cada animal. Os processos são padronizados e os dados analisados diariamente, para atingir os resultados esperados.

Nosso sistema frigorífico permite a gestão completa da indústria frigorífica por meio da gestão de romaneio, nota fiscal, classificação do abate, rastreabilidade animal, separação para venda ou desossa, integrado com emissão de nota fiscal, certificado e custos das contas a receber e pagar, proporcionando os rendimentos do abate, custo da desossa, embalagem, preço da venda, custos variáveis e condenações.

A automação de processos industriais, como você pode perceber, é uma chance única para negócios de todos os segmentos. Com a aplicação da tecnologia, é possível obter melhor desempenho, aumento dos lucros e diferenciação em relação aos concorrentes.

É o sistema mais completo do mercado que atenderá com excelência todas as necessidades da empresa e o fluxo completo dos processos e controle de gerenciamento do frigorífico.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou envie um e-mail para comercial@frigo-data.com.br