No sistema frigorífico, onde a eficiência operacional e a qualidade são essenciais, ter insights precisos e em tempo real sobre os processos e operações é fundamental para melhorar o desempenho e obter resultados sólidos. É aí que entra o Business Intelligence (BI) - uma abordagem baseada em dados e análises que podem sustentar a eficiência e a competitividade das empresas frigoríficas.

O Business Intelligence refere-se ao uso de tecnologias, ferramentas e práticas que coletam, analisam e apresentam informações relevantes para apoiar a tomada de decisões estratégicas. No setor frigorífico, o BI desempenha um papel crucial na coleta de dados operacionais, como fluxo de produção, qualidade dos produtos, estoques e demanda do mercado. A análise desses dados permite identificar padrões, tendências e oportunidades para melhorar a eficiência e otimizar os processos.

O sistema frigorífico Frigo-Data opera com base em conceitos de BI, por meio de um processo de captação de dados que facilitam a visualização de indicadores de produção, compilando-as em gráficos que garantem uma administração mais inteligente num frigorífico de bovinos.

Uma das principais vantagens do BI no sistema frigorífico é a capacidade de tomar decisões decisivas e embasadas em dados. O frigorífico pode obter informações específicas sobre suas operações em tempo real, isso inclui dados de produção, controle de qualidade, desempenho logístico e as mesmas informações sobre a cadeia de suprimentos.

Identificar áreas de melhoria e oportunidades 

Outra vantagem do BI é a capacidade de identificar áreas de melhoria e ineficiências no sistema frigorífico. Através da análise dos dados, é possível identificar padrões de desperdício, gargalos de produção e áreas onde há potencial para redução de custos. Por exemplo, ao analisar os dados de consumo de energia, é possível identificar oportunidades de economia e implementar medidas de eficiência energética. Além disso, o sistema pode auxiliar na identificação de produtos com baixa rotatividade ou em estoque excessivo, permitindo uma melhor gestão do estoque.

Tecnologia auxilia na qualidade e monitoramento

A tecnologia também contribui para a melhoria da qualidade e segurança alimentar. Com a análise dos dados relacionados à qualidade dos produtos e às condições de armazenamento, é possível identificar problemas rapidamente e tomar medidas corretivas. Por exemplo, se forem identificadas variações na temperatura de armazenamento, o sistema de BI pode enviar alertas automáticos, permitindo uma resposta imediata para evitar a ocorrência dos produtos. 

Essa capacidade de monitoramento em tempo real ajuda a garantir que os produtos atendam aos padrões de qualidade e segurança alimentar, fortalecendo a credibilidade da empresa no mercado.

Melhorar a gestão e gerenciamento de recursos

Com o conhecimento detalhado sobre as motivações e demandas dos clientes e uma análise dos dados pode ajudar a identificar e saber gerenciar os recursos do frigorífico, sejam eles financeiros, colaboradores ou de tempo. Isso permite que:

  • O frigorífico toma decisões baseadas em dados, de forma mais assertiva;
  • Ter maior controle financeiro e fluxo de caixa sustentável;
  • Melhor organização das tarefas do dia a dia e execução de tarefas.

O BI simplifica a análise da cadeia de suprimentos para otimizar o estoque e garantir sempre o nível ótimo, isto é, sem excedentes nem faltas. Sazonalidades ainda são avaliadas, assim como mudanças nas demandas dos consumidores.

O sistema de abate reúne diversas funcionalidades essenciais como: relatório de pesagem das carcaças, data de abate, lote, idade, sexo do animal, classificação por meio da faixa de peso, tipificação das carcaças, rastreabilidade animal para exportação.

A utilização de um sistema que automatiza todo o processo de coleta de dados é super recomendada, afinal, é preciso gerar informações ágeis e confiáveis. O sistema de automação para frigorífico Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente.

Os demais módulos do sistema de gestão, como o Financeiro, Faturamentos, Contábil, Almoxarifado, complementam a integração da movimentação da vida do confinamento.

Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por qualidade. Por isso, o software frigorífico Frigo-Data oferece um método que atende às suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou envie um e-mail para comercial@frigo-data.com.br