Os indicadores de desempenho de processo, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators) são métricas usadas para quantificar os resultados de uma determinada ação ou estratégia com base em objetivos predeterminados pela empresa.

Podemos dizer que os indicadores formam uma série de referências que possibilitam uma avaliação contínua da posição e evolução de uma atividade ou processo em um frigorífico. Através deles é possível obter informações estratégicas que auxiliam na melhoria contínua e atuação proativa, além de darem transparência à empresa, sendo geralmente expressos de forma clara por percentuais e probabilidades.

É preciso garantir uma eficiência em todos os processos e alinhar a um padrão de qualidade. Por exemplo, de nada adianta o frigorífico conseguir processar todas as suas vendas com agilidade, se na hora de separar as mercadorias houver lentidão e as mesmas ficarem acumuladas.

Os frigoríficos, empresas produtoras e processadoras de carne, necessitam gerar e sustentar vantagens competitivas para sobreviverem, sendo seus principais desafios: diferenciar produtos, reduzir custos, formular estratégias competitivas e mercadológicas inovadoras.

Quais são os indicadores de desempenho mais utilizados?

Indicadores de produtividade

Esse KPI se refere ao esforço dos funcionários x resultados entregues. Ou seja, quanto foi produzido pelo funcionário e quais recursos foram necessários para alcançar este resultado.
 

Indicadores de capacidade  

Indica qual a capacidade de produção e em quanto tempo.

Exemplo: Quantas peças uma fábrica consegue produzir em um determinado período.

Indicadores de qualidade

Está ligado a satisfação e aceitação dos clientes com um produto entregue. Se o produto ou serviço foi entregue dentro de todos os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo mercado interno ou externo.

Indicadores estratégicos

Aponta a situação do frigorífico em relação ao planejamento feito. Possibilita comparar resultados, controlar objetivos e repensar formas para melhoria contínua de processos.

Por que é importante definir indicadores no frigorífico?

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”. Esse velho ditado permanece sempre atual, pois verificar constantemente os resultados obtidos é essencial para uma boa gestão do frigorífico.

Dessa maneira, torna- se mais fácil detectar ameaças e oportunidades, medir a relevância de cada ação, identificar a necessidade de ajustes pontuais, comparar informações, analisar os possíveis efeitos de uma estratégia, entre outros aspectos. Inclusive, o uso de indicadores permite comprovar a eficiência de um planejamento e gerar insights valiosos.

O sistema de automação para frigorífico Frigo-Data busca informatizar as indústrias de abate de bovinos, sejam plantas destinadas ao mercado interno ou externo, de pequeno a grande porte, seguindo as normas e exigências de cada mercado habilitado.

Por meio desse recurso, todos os processos são gerenciados de forma integrada com o sistema administrativo, tornando o sistema frigorífico completo e eficaz. Ou seja, é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão. Confira as ações realizadas pelo sistema de gestão para frigorífico abaixo:

  • Compra de boi;
  • Transporte;
  • Recepção dos animais;
  • Sangria (rastreabilidade);
  • D.I.F (rastreabilidade);
  • Abate;
  • Tipificação de carcaças (rastreabilidade);
  • Produção de miúdos e subprodutos;
  • Leitura de PH de carcaças;
  • Quarteio;
  • Desossa;
  • Industrialização;
  • Estocagem;
  • Expedição.

Qual indicador se encaixa no seu frigorífico?

Atualmente, existem diversos tipos de indicadores de desempenho à disposição dos diretores e gestores da empresa. Dessa maneira, fica a critério de cada um escolher quais se encaixam melhor nos objetivos da organização, de acordo com as exigências e planejamento do negócio.

  • Indicadores de qualidade: Tudo que diz respeito à eficiência, eficácia e efetividade dos processos da empresa e dos serviços oferecidos ao cliente fazem parte dos indicadores de qualidade. Os indicadores dessa categoria são parâmetros que, dentro de uma gestão, permitem mensurar de maneira precisa e objetiva o progresso do negócio no que se refere à qualidade dos seus resultados.
  • Indicadores de produtividade: Diferentemente dos indicadores de qualidade, que são apresentados com números percentuais, os de produtividade medem os resultados da relação entre o que foi produzido e os recursos investidos para isso. Esses indicadores são os responsáveis por manter os gestores cientes de como anda o desempenho do seu negócio e dão base para saber o que pode ser otimizado e quais melhorias podem ser feitas em um processo.
  • Indicadores de capacidade: É muito comum os profissionais exercerem suas atividades sem saber exatamente quanto tempo levam em cada uma delas. Para isso existem os indicadores de capacidade, que medem qual a capacidade de produzir em um determinado período de tempo. Eles são essenciais para entender quando é necessário aumentar a equipe ou até investir em novos equipamentos.
  • Indicadores estratégicos: Por último, temos indicadores que analisam e monitoram o desempenho do frigorífico ao longo do tempo, mostrando o panorama em que a organização se encontra na atualidade, como tempo, recursos e energia empregados para o desenvolvimento dos seus processos. A aplicação desse indicador traz à tona o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas pela gestão, auxiliando na tomada de decisão. 

Definir metas para o frigorífico e focar em resultados

Para auxiliar frigoríficos a definirem com clareza suas metas e acompanhar seu desempenho, com foco em resultado, o sistema frigorífico Frigo-Data permite a gestão completa da indústria por meio da gestão de romaneio, nota fiscal, classificação do abate, rastreabilidade animal, separação para venda ou desossa, integrado com emissão de nota fiscal, certificado e custos das contas a receber e pagar, proporcionando os rendimentos do abate, custo da desossa, embalagem, preço da venda, custos variáveis e condenações.

É uma tecnologia que possibilita realizar os processos com mais agilidade. Nosso módulo indústria possui os recursos de etiqueta, separação de carne para o mercado interno ou externo seguindo os padrões de qualidade exigidos, faturamento, nota fiscal, boleto, frete de venda, frete compra, comissão de vendas, controle de qualidade, fluxo completo dos processos e controle de aspersão de frigorífico.

A Frigo-Data possui um sistema de automação para frigorífico que permite a gestão completo do negócio, além de um enorme diferencial em relação à sua concorrência.  É o sistema frigorífico mais completo do mercado todo o fluxo de produção e gestão completa do frigorífico. 

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou envie um e-mail para comercial@frigo-data.com.br