A cadeia produtiva da carne bovina ocupa grande extensão do território nacional, além de gerar emprego e renda para milhões de brasileiros.  A segurança do alimento vem provocando, cada vez mais, preocupação para indústrias, setor público e consumidores. 

As empresas do ramo frigorífico precisam desenvolver estratégias para se adequar às obrigações do segmento e executar os serviços com excelência, afinal, o ramo frigorífico traz contratempos além dos convencionais. 

As líderes de mercado possuem normalmente sistemas de informação capazes de monitorar seu desempenho logístico em tempo real.

Com o processo de roteirização, as empresas podem gerenciar grandes quantidades de cargas, fazer a distribuição da melhor forma, minimizar tempo das rotas, obtendo benefícios e minimização de custos, sendo os pontos mais significativos para o movimento de mercadorias, que é o deslocamento de bens e produtos de um ponto para outro na rede logística, respeitando as restrições da carga e os tempos determinados. 

Os grandes desafios das organizações consistem em reduzir os custos, gerando mais lucro e consequentemente, um maior crescimento e desenvolvimento. 

 

Transparência na gestão de qualidade dos alimentos

A garantia de qualidade tornou-se um dos pilares da política de segurança alimentar, e assim, a rastreabilidade surgiu como consequência da preocupação dos consumidores com a sanidade dos produtos, gerada após vários fatos que afetaram a saúde das pessoas em diversos países. 

Ou seja, os próprios consumidores estão exigindo prova verificável de rastreabilidade como um importante critério de qualidade e segurança alimentar.

Em decorrência desta conscientização, os supermercados, como principais representantes das cadeias distribuidoras, passaram a pressionar os demais agentes da cadeia de produção, exigindo maior controle sobre a qualidade e a sanidade dos alimentos, para não correrem o risco de serem acionados pelos sistemas de fiscalização e de defesa dos consumidores.

O objetivo é modernizar e dar mais transparência ao processo de identificação dos animais exportados.

 

Como a rastreabilidade garante a segurança do alimento?

A rastreabilidade é a capacidade para acompanhar qualquer item alimentício através de todos os estágios de sua produção, processamento, transporte e distribuição. 

Adotada pela União Europeia (UE), em que rastreabilidade é a habilidade para acompanhar qualquer alimento, ração animal, animal utilizado para a produção de alimentos ou substâncias que serão utilizadas para consumo, ao longo de todos os estágios de produção, processamento e distribuição.

A segurança dos alimentos refere-se à prática de certas medidas que permitem o controle da entrada de qualquer agente que promova risco à saúde ou à integridade física do consumidor. Ou seja, é uma consequência do controle das várias etapas da cadeia produtiva, desde o campo até a mesa do consumidor.

Existem vários problemas que dificultam a implantação do sistema de rastreabilidade no Brasil. Contudo, a dificuldade está em identificar a influência desses aspectos na velocidade de implantação do sistema e isso requer especial atenção dos membros da cadeia da carne bovina.

O processo de rastreabilidade depende de princípios básicos para sua concretização que são: a identificação animal; o processamento, o gerenciamento e o armazenamento de dados e a auditoria dos dados em campo.

Além disso, o sistema eficaz de rastreabilidade deve conter três fatores: amplitude, quantidade de informação recolhida no processo; profundidade, robustez para rastrear as informações que realmente são importantes; e precisão, o grau de segurança que determina onde está o alimento dentro do processo como um todo. Para isso, o processo de rastreabilidade deve se manter em um custo benefício aceitável.

 

Estratégias eficientes e desenvolvidas

As ferramentas da qualidade colaboram nos processos produtivos e promove a todos os envolvidos a oportunidade na tomada das decisões no sentido de solucionar os problemas.

O uso de software para gestão de frigoríficos, neste processo, tem apresentado benefícios para as empresas. A Frigo Data oferece um sistema de gestão e controle de produção em tempo real, para abatedouros e frigoríficos que permite controlar e monitorar de forma eficiente todos os aspectos do processo de produção, desde o recebimento dos animais vivos até a expedição dos pedidos.

Os requisitos de um sistema de gestão da qualidade alinhados com o desenvolvimento de um sistema de gestão da segurança alimentar podem trazer uma maior ênfase para a implantação efetiva dos processos de negócio de alimentos.

Gerenciar a qualidade significa, sobretudo, focar metas e objetivos para a qualidade e, a partir destes pontos, planejar e agir com o objetivo último de atingi-los. A necessidade da agroindústria da carne bovina brasileira de fabricar produtos de qualidade e de baixos custos - produtos competitivos - torna imprescindível uma eficiente gestão da qualidade. 

 

Ferramenta de gestão para frigoríficos 

O planejamento estratégico é a ferramenta de gestão mais utilizada pelos frigoríficos, ou seja, onde o planejamento é formalizado, com acompanhamento periódico, existe maior informação disponível sobre as condições de mercado e as decisões são tomadas mais rapidamente, o que pode significar ganhar espaço de empresas retardatárias.

Porque toda e qualquer empresa tem a necessidade de melhorar seus processos e atividades, controlando e aperfeiçoando de maneira a atingir seus objetivos e metas. Estes métodos e ferramentas têm esse fim, pois proporcionam uma verificação de prováveis causas de problemas que ocorrem nas empresas, onde elas têm a oportunidade de se aperfeiçoar fazendo algumas correções em suas operações, processos e atividades. 

Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por qualidade. Por isso, o sistema de gestão Frigo-Data oferece um método que atende às suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio. 

O sistema de gestão e automação de frigoríficos Frigo-Data automatiza tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores.

São disponibilizados relatórios por cliente, grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa e informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionando a gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br