A indústria frigorífica desempenha um papel crucial na economia, fornecendo alimentos perecíveis para atender às demandas crescentes da população global. Nesse contexto, a automação surge como uma solução indispensável para otimizar os processos e enfrentar a concorrência acirrada.

No mercado altamente competitivo, alcançar a excelência operacional é essencial para se destacar e prosperar. Uma maneira eficaz de atingir esse objetivo é por meio da implementação de sistemas de automação para frigoríficos, que traz uma série de benefícios que podem transformar significativamente as operações do sistema frigorífico.

O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data possui alta tecnologia em informatização para indústrias de abate de bovinos, sejam plantas destinadas ao mercado interno ou externo, de pequeno a grande porte, seguindo as normas e exigências de cada mercado habilitado. Todos os processos são gerenciados de forma integrada com o sistema administrativo, tornando o ERP frigorífico completo e eficaz.

Monitorização em tempo real 

A substituição de processos manuais por máquinas automatizadas reduz erros humanos e aumenta a eficiência, gerando um aumento significativo na produtividade e no rendimento do frigorífico, com isso, a automação possibilita a monitorização em tempo real de parâmetros críticos, como temperatura e umidade, garantindo a qualidade e segurança dos produtos. 

Além disso, o sistema frigorífico da Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente dentro do frigorífico.

Visibilidade de informações para decisões assertivas

Quando os relatórios são precisos e obtidos de forma fácil, os gestores podem desfrutar de uma visibilidade muito maior sobre o que está acontecendo, a qualquer momento. Além disso, com recursos de aprendizado de máquina, é possível obter suporte de decisão de alto nível baseado em dados, para ajudá-los a orientar o sistema frigorífico na direção certa.

Na implantação de sistemas automatizados, os frigoríficos podem economizar em despesas com pessoal, treinamento e segurança. Além de contribuir para o uso eficiente de recursos, como energia elétrica e água, gerando economia financeira a longo prazo.

Controle e padronização de produção 

A padronização dos processos, desde o armazenamento até o transporte dos produtos, contribui para que os alimentos sejam produzidos de maneira uniforme, gerado em uma qualidade consistente e confiável para os consumidores. Além disso, a automação reduz o risco de contaminação cruzada e melhora as condições de higiene e segurança alimentar.

O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data automatiza tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores.

A redução de erros, perdas e desperdícios, juntamente com a otimização dos recursos, resulta em economia operacional considerável. Além disso, a melhoria da qualidade e a confiança aprimorada podem levar a um aumento da demanda e a uma maior fidelização dos clientes.

Rastreabilidade para garantir mais qualidade

O módulo indústria da Frigo-Data possui os recursos de etiqueta, separação de carne para o mercado interno ou externo seguindo os padrões de qualidade exigidos, faturamento, nota fiscal, boleto, frete de venda, frete compra, comissão de vendas, controle de qualidade, fluxo completo dos processos e controle de aspersão de frigorífico.

Possibilita a rastreabilidade completa dos produtos desde sua origem até o ponto de venda por meio da identificação automática e do registro de dados, sendo possível acompanhar todo o histórico dos produtos, incluindo informações sobre fornecedores, dados de produção, transporte e prazos de validade. Essa capacidade de rastreamento é fundamental para garantir a conformidade com as regulamentações e normas do setor, bem como para a rápida identificação e resolução de problemas em caso de recalls ou contaminações.

As indústrias frigorificas que pretendem e investem em modernizar seus processos, buscam vantagens competitivas no mercado. Para facilitar as atividades do seu frigorífico, a Frigo-Data oferece o melhor software de automatização para frigoríficos do mercado, gestão completa da sua indústria de frigoríficos.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou envie um e-mail para comercial@frigo-data.com.br