Atualmente, quando o objetivo do produtor é aumentar a produtividade da atividade pecuária, a primeira coisa que vem à mente é investir na compra de genes de touros e matrizes consagradas do mercado ou na aplicação de tecnologia avançada reprodutiva. Nutrição e rebanho saudável. Afinal, esse é um tripé que sustenta as grandes conquistas dos fabricantes brasileiros.

Quando falamos em frigoríficos, seja no processamento de carnes, aves ou suínos, todo o processo é muito frio. Vale ressaltar que atualmente 70% de todo o consumo de energia dos refrigeradores brasileiros ocorre nos compressores dos compartimentos refrigeradores. Portanto, apenas com a economia de energia elétrica, o investimento em automação para o estabelecimento de uma linha de produção enxuta pode ser justificado muitas vezes.

Para permanecerem competitivas no cenário industrial atual, as empresas precisam realizar diagnósticos de forma sistemática a fim de prospectar estratégias de posicionamento no mercado. Além de análises globais, é necessário examinar cada uma das etapas do processo produtivo da empresa, pois todas concorrem para o sucesso do negócio, em maior ou menor grau.

Para realizar uma análise completa e adequada dessas informações, são necessárias soluções que auxiliem na coleta, armazenagem e monitoramento de toda a cadeia produtiva. E é neste contexto que o software para gestão de frigorífico Frigo-Data atende as necessidades das empresas de abate de animais.

Automação de frigoríficos 

A automação de frigoríficos consiste na implementação e organização de equipamentos na linha de produção das carnes, onde as principais funções são:

  • Reduzir os custos com mão de obra;
  • Reduzir os custos decorrentes de falhas humanas;
  • Reduzir as pausas na produção;
  • Reduzir perdas intencionais ou não;
  • Reduzir o risco de contaminação e consequentemente depreciação do produto;
  • Reduzir consumo energético, principalmente dos refrigerados.

Para melhorar o desempenho da empresa, é necessário focar em processos de automação, possibilitando que se faça mais trabalhos em menos tempo e com maior qualidade. Aliás, a automação industrial não é novidade na cadeia produtiva de alimentos.

Na verdade, existem diversas atividades dentro do frigorífico que podem ser automatizadas para economizar tempo e dinheiro, principalmente as atividades repetitivas que exigem precisão.

Automação em abatedouros

A parte mais importante das indústrias frigoríficas são os abatedouros, atividade que mais recebeu investimentos em automação nos últimos anos. Quando a aplicação é realizada em uma estrutura planejada e personalizada, pode trazer benefícios para abatedouros de médio e grande porte, principalmente quando se trata em controle de custos. Outro ponto importante é a redução de perdas que tradicionalmente ocorrem na produção de carnes.

A automação na cadeia de frio 

A automação de abatedouros não é só uma possibilidade como também já é realidade em muitos abatedouros, afinal, ajuda a reduzir processos manuais repetitivos e aumentar a produtividade e qualidade, também é capaz de reduzir custos com energia, auxiliar no cumprimento de normas regulamentares, reduzir riscos com perdas e melhorar o ambiente de trabalho. 

Alguns exemplos de automação na cadeia de frio são: automação na produção ou processamento, do armazenamento, da seleção e separação de pedidos e do monitoramento de produtos específicos durante o transporte ou armazenamento.

Escalabilidade

Escalabilidade significa ser capaz de aumentar o faturamento sem aumentar os custos. Em outras palavras, isso significa organizar os processos da cadeia produtiva e todas as atividades internas e externas da empresa para aumentar a produtividade e reduzir despesas, sem a necessidade de modificar ou aumentar o ônus da estrutura do negócio. 

O cálculo é simples: conforme o número de produtos aumenta, o custo médio de produção (todos os custos relacionados a fábricas, mão de obra, equipamento e recursos) cairá.

As economias de escala têm como objetivo preparar a infraestrutura e os modelos de negócios para atender à demanda, e quanto mais tempo, melhor e mais eficiente deve ser o processo. 

Mas, na verdade, sabemos que em algumas áreas, a escassez de mão de obra qualificada é um forte fator limitante para o crescimento da produção do abatedouro. Com a automação, a mão de obra não é mais um obstáculo e a produção pode ser aumentada com mais facilidade.

Produção humanizada

Com uma tendência crescente ao abatimento humanizado, a automação dos abatedouros é sem dúvida uma das opções mais viáveis economicamente para marcas que adotam um método de produção de carnes mais humanizado e, consequentemente, mais interessante para os consumidores mais exigentes com o sofrimento dos animais.

Ordem na produção 

Se a organização da linha de produção for bem definida e organizadas, possibilita encontrar alguns gargalos – que se camuflam em nossa rotina sem serem percebidos – que só atrapalham a eficiência da indústria e precisam ser identificados e resolvidos, por isso é importante padronizar a cadeia produtiva para que o processo seja facilmente replicável.

Estratégias automatizadas 

O frigorífico passou a considerar seu sistema produtivo para adotar um software de gestão como estratégico, englobando todos os processos e etapas. Com a aplicação de vários módulos e ferramentas integradas, a força de trabalho pode ser otimizada e o progresso da produção pode ser monitorado remotamente para resolver quaisquer problemas.

O sistema de automação de frigorífico Frigo-Data automatiza tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores.

São fornecidos relatórios por cliente, grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa e informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionando a gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Por meio do controle de qualidade dos processos, a meta é obter produtos dentro das especificações de segurança e com o menor custo, sempre buscando a qualidade. Por isso, o sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data oferece um método que atende às suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio.