A eficiência produtiva e eficiência operacional são assuntos relacionados à economia. Esse assunto diz respeito quando a produção de um produto alcança um grande patamar, sendo influenciada por fatores tecnológicos.

A eficiência empresarial tem se tornado um importante instrumento para o sucesso empresarial. A eficiência da indústria alimentícia está intimamente relacionada com a adoção de tecnologia, que pode proporcionar aumento de produtividade, aumentar a escala de produção e como consequência reduzir os custos.

A eficiência produtiva ou eficiência operacional como também é chamada, diz respeito à produção de produtos de forma racional, utilizando da minimização de custos, sem que o processo resulte em desperdício e fluxo desequilibrado de dinheiro. Muitas vezes, para que isso ocorra, as empresas deixam de produzir certos produtos ou reduzem a quantidade de volume produzido.

Isso quer dizer que há um limite para produção e, caso ele seja ultrapassado, é sinal de uma má gestão de processos realizados. Uma gestão ruim aponta que os produtos estão sendo produzidos de forma não eficiente e desnecessária.

Qualquer falha pode limitar o processo das operações e causar erros que serão difíceis de reverter a curto prazo. 

Como aumentar a eficiência produtiva?

Ainda há um enorme potencial de crescimento de produtividade, pelo aumento da automação e escala, pela mudança de forma de produção e organização e pelo aumento da eficiência. Algumas das principais dicas para aumentar a eficiência produtiva dentro de uma empresa são:

  • Melhorar os processos: É uma forma rápida e simples de aumentar a eficiência produtiva de uma empresa. Isso ajuda a identificar processos e avaliar se há disponibilidade de melhoria. Implantar programas entre a equipe e com distribuição de bônus gera uma competição saudável e benéfica para os colaboradores e para a empresa.
  • Manter os equipamentos em dia: A atualização dos maquinários da empresa é essencial para encaminhar o meio de produção de forma eficaz. A ideia da atualização é aumentar a velocidade da produção e reduzir o custo da manutenção.
  • Aposte na tecnologia: Com os benefícios da tecnologia, é de extrema importância que eles sejam usados a favor da redução de custos e agilidade na produção.
  • Equipe treinada: Por último, mas não menos importante, o treinamento da equipe consegue atrair melhores e maiores resultados. Dessa forma, é possível aplicar dentro da empresa uma política de importância e empoderamento para os colaboradores possuírem autonomia para resolver problemas por conta própria.

A automação reduz custos de mão de obra e falhas humanas. Uma das causas mais importantes para a automação de plantas industriais é a melhoria na segurança do trabalho.

O bem-estar e as boas práticas no abate e pré-abate são importantes pelo cuidado com os animais e para garantir eficiência produtiva.  Na cadeia da carne, o desafio de hoje é aumentar as vendas. As exportações têm evoluído de forma muito positiva.

Para ser eficaz, é importante que os gestores estejam preparados com os conhecimentos certos da eficiência operacional na indústria caso queiram melhorar a gestão em que se encontram.

Gerenciamento estratégico ideal para frigorífico

A estratégia competitiva do frigorífico está centrada na qualidade do produto. Para ter sucesso nesse tipo de negócio é essencial que você integre e automatize seu frigorífico, retornando assim dados qualitativos e quantitativos em tempo real para tomada de decisão visando melhores resultados em todo o processo da cadeia produtiva do frigorífico.

Sabemos que abatedouro frigorífico é o estabelecimento destinado, não só ao abate dos animais produtores de carne, mas também à recepção, à manipulação, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição dos produtos oriundos do abate.

O sistema de gestão e automação para frigoríficos Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente, ou seja, é ideal para atingir os resultados esperados.

Eficiência financeira faz parte do processo

Lidar corretamente com a gestão financeira significa ter uma melhor gestão empresarial e, para isso, será importante investir em softwares que ajudem a gerenciar os seus resultados financeiros.

Os módulos financeiro, faturamento, contábil e almoxarifado do software para gestão de frigorífico Frigo-Data, trabalham individualmente e também complementam os processos das rotinas de uma indústria de bovinos de forma prática e objetiva, fechando assim, o processo de resultado de apuração do animal.

Com a implantação do nosso sistema frigorífico, o cliente terá total controle, desde a compra do gado, abate, acerto com os pecuaristas até à desossa, produção, estocagem e venda, gerando, inclusive, informações financeiras, fiscais e contábeis, mapeamento e relatório de todos os processos envolvidos para a gestão completa de uma indústria de frigoríficos.

É o software de gestão mais completo do mercado que atenderá com excelência todas as necessidades da sua empresa e o fluxo completo dos processos e controle de gerenciamento de frigorífico.

Quer tornar sua indústria mais produtiva e eficiente?  Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br