O Brasil tem o maior rebanho bovino do mundo, com 222 milhões de animais, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com 222 milhões de cabeças de gado, a pecuária brasileira também é a maior fornecedora de carne bovina do mundo.

Em 40 anos, o rebanho mais que dobrou no país. Um detalhe importante é que a área de pastagens não cresceu na mesma proporção - em alguns casos, até diminuiu. Isso reflete a melhoria da produtividade, que é obtida por meio do controle de elementos altamente influenciadores no processo como o ganho de peso dos animais, a diminuição da mortalidade, o aumento nas taxas de natalidade e na diminuição progressiva da idade de abate.

As inovações direcionadas aos processos internos em frigoríficos têm se ampliado consideravelmente nos últimos anos. Gradativamente vemos um movimento de substituição da mão de obra por sistemas automatizados, os quais trazem maior agilidade e precisão aos processos, principalmente os que envolvem cortes e desossa.

Para realizar uma análise completa e adequada dessas informações, são necessárias soluções que auxiliem na coleta, armazenagem e monitoramento de toda a cadeia produtiva. E é neste contexto que o software de gestão e automação para frigoríficos Frigo-Data atende as necessidades das empresas de abate de animais.

 

Novo salto tecnológico

Os frigoríficos agora se preparam para um novo salto tecnológico, impulsionado pelas inovações, onde todos os dados ao longo do processo produtivo podem ser monitorados e obter uma linha de produção com menos pausas e perdas, seu rendimento deverá ser superior às linhas tradicionais, ou seja, a mão de obra humana. 

Os sistemas registram todos estes dados em tempo real, o que possibilita a correção automática frente a determinados desafios ou problemas. Além disso, podem fornecer uma base de dados segura, uma decisão a qual exija a intervenção dos gestores.

As principais funções são da automação em frigoríficos são:

  • Reduzir os custos com mão de obra;
  • Reduzir os custos decorrentes de falhas humanas;
  • Reduzir as pausas na produção;
  • Reduzir perdas intencionais ou não;
  • Reduzir o risco de contaminação e consequentemente depreciação do produto;
  • Reduzir consumo energético, principalmente dos refrigerados.

 

Aumentar o faturamento sem aumentar os custos

A escalabilidade é conseguir aumentar o faturamento sem aumentar os custos. Com a automação, a mão de obra deixa de ser um empecilho e a produção pode ser potencializada com muito mais facilidade.

A automação, quando feita de forma planejada e personalizada com a estrutura, pode trazer benefícios muitas vezes até inesperados para abatedouros de médio e grande porte. Podemos citar como as três principais vantagens da automação em abatedouros:

  • Redução de custos: além de agilizar os processos, a automação em abatedouros pode reduzir os custos operacionais devido à diminuição da mão de obra e, principalmente, redução de perdas que tradicionalmente ocorrem na produção de carnes.
  • Escalabilidade: em muitos municípios brasileiros a escassez de mão de obra qualificada é um forte limitante para o crescimento do abatedouro em termos de quantidade de produção. Com a automação, a mão de obra deixa de ser um empecilho e a produção pode ser potencializada com muito mais facilidade.
  • Produção humanizada: com uma tendência cada vez maior ao abatimento humanizado, a automação dos abatedouros certamente é uma das opções mais viáveis economicamente para marcas que adotam um método de produção de carnes mais humanizado e, consequentemente, mais interessante para os consumidores mais exigentes com o sofrimento dos animais.

 

Adoção de softwares é estratégia assertiva

O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data automatiza tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores. São disponibilizados relatórios por cliente, grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa e informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionando a gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por altíssima qualidade. Por isso, a Frigo-Data oferece um sistema de automação completo que atende às suas necessidades atuais e está preparada para dar todo o suporte para o crescimento do seu frigorifico. 

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br