Devido à grande competitividade e à exigência do mercado de carne em estar cada vez mais preparados para disputarem entre si, o BI é uma forma inteligente de otimizar falhas e manter o negócio em destaque.

O BI é uma sigla que significa Inteligência de Negócios (Business Intelligence). Assim, muitos chamam de inteligência empresarial por abranger todos os setores da empresa, desde o financeiro, operacional, comercial, até o marketing.

Basicamente, o BI é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados que, sozinhos, não significam muito, em informações essenciais para uma boa gestão.

Ou seja, é um conjunto de técnicas e de ferramentas que visam oferecer suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos da empresa.

 

Mais velocidade à tomada de decisões 

Antes de tomar qualquer decisão, achismos e suposições não ajudam. Feeling empresarial é até bem-vindo, mas algo mais concreto lhe oferece bem mais chances de fazer uma boa escolha. Por isso, precisamos falar sobre a diferença entre dados e informação.

É por meio de uma análise detalhada de atividades e informações internas que o processo de tomada de decisão se torna mais eficiente.

O processo de coleta de dados tem o objetivo de criar um verdadeiro banco.

Coletar dados não é a mesma coisa que informação. Os dados precisam ser trabalhados para que, com o tempo e a devida análise, esse apanhado se transforme em informação assertiva.

A informação é fácil de ler, é assertiva, e te aponta um caminho, solução, problema etc. O dado não te aponta nada: é só uma coleta.

Afinal, as decisões podem impactar diretamente o futuro e a saúde de uma empresa, por isso você precisa de um sistema que ofereça coleta de dados.

As vantagens de empregar ferramentas de BI são inúmeras, dando mais velocidade à tomada de decisões de mais qualidade, potencializando a eficiência das operações e otimizando processos.

 

  • Coleta de dados: no primeiro momento, todas as informações e dados da empresa são coletados e analisados. São determinadas características como produtividade, oportunidades, reputação etc.
  •  Organização e análise: os dados e informações recolhidos e analisados são organizados em bancos de dados. Para facilitar a visualização dos gestores, pode-se apresentá-los visualmente, com o auxílio de ferramentas e plataformas.
  •  Ação e monitoramento: os responsáveis tomam decisões baseadas nas informações analisadas e monitoram seus resultados.

 

A interpretação e análise dessa coleta se transforma em informações, e é a partir disso que se tem condições de analisar um contexto, um cenário, e te permite tomar uma decisão.

 

Tendências de BI para o futuro frigorífico

O mercado de carne parece estar conseguindo driblar os desafios e a tendência é que o BI ocupe cada vez mais espaço, facilitando as escolhas empresariais e otimizando seus resultados.

Observar o caminho que o mercado está tomando é importante para criar respostas rápidas e aproveitar o melhor retorno possível, por isso, as expectativas sobre o uso desse recurso são grandes e incluem:

 

  • Transformação de dados em estratégias;
  • Habilidades relacionadas ao uso de dados em todos os cargos e funções;
  • Análises preditivas e prescritivas;
  • Inteligência colaborativa;

 

Use a tecnologia para melhorar a performance do seu negócio

O software gestão de frigorífico Frigo-Data opera com base em conceitos de BI, por meio de um processo de captação de dados que facilitam a visualização de indicadores de produção, compilando-as em gráficos que garantem uma administração mais inteligente num frigorífico de bovinos.

É possível visualizar em tempo real, por meio de painéis de controle, que permitem os registros de maneira clara e organizada, como venda por período, produtos, mapeamentos da venda, abate por hora, custo do frete, preço de compra, preço de venda, dados em tempo real proporcionando a gestão completa e eficiente de toda cadeia do frigorífico.

As informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionam uma gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Além disso, com o recurso, o cliente tem acesso aos relatórios e com informações sobre o grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa.

A utilização de um sistema que automatiza todo o processo de coleta de dados é super recomendado, afinal, é preciso gerar informações ágeis e confiáveis. O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente.

Os demais módulos do sistema de gestão, como o Financeiro, Faturamentos, Contábil, Almoxarifado, complementam a integração da movimentação da vida do confinamento.

Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por qualidade. Por isso, o sistema de automação para frigorífico Frigo-Data oferece um método que atende às suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br