A eficiência de um frigorífico nos dias atuais é extremamente importante para sua sobrevivência.  Assim, é preciso que o processo produtivo seja organizado de modo que as perdas sejam mínimas, tanto de tempo como de produto. Para obter este resultado, diversas técnicas, ferramentas e instrumentos são disponibilizados aos dirigentes desses processos, muitos deles envolvem tecnologias computacionais.

A automação, quando feita de forma planejada e personalizada com a estrutura, pode trazer benefícios muitas vezes até inesperados para abatedouros de médio e grande porte. 

É preciso que as condições estejam adequadas na cadeia de frio, da produção até a entrega ao consumidor final. Esse processo traz desafios que variam dependendo do produto, processo de produção, logística e distribuição.

Por ser uma peça de uma das indústrias mais importantes para a economia brasileira - afinal, o Brasil é atualmente o maior exportador de carne bovina do mundo, os abatedouros foram certamente os empreendimentos que mais receberam investimentos com foco na automação de processos

Separamos neste artigo as três principais vantagens da automação em abatedouros:

 

  • Redução de custos: além de agilizar os processos, a automação em abatedouros pode reduzir os custos operacionais devido à diminuição da mão de obra e, principalmente, redução de perdas que tradicionalmente ocorrem na produção de carnes.
  • Escalabilidade: em muitos municípios brasileiros a escassez de mão de obra qualificada é um forte limitante para o crescimento do abatedouro em termos de quantidade de produção. Com a automação, a mão de obra deixa de ser um empecilho e a produção pode ser potencializada com muito mais facilidade.
  • Produção humanizada: com uma tendência cada vez maior ao abatimento humanizado, a automação dos abatedouros certamente é uma das opções mais viáveis economicamente para marcas que adotam um método de produção de carnes mais humanizado e, consequentemente, mais interessante para os consumidores mais exigentes com o sofrimento dos animais.

Benefícios imediatos da automação em frigoríficos 

No âmbito tecnológico e de qualidade do produto final, geralmente os benefícios da automação podem ser percebidos imediatamente após a sua implantação, tanto pelos consumidores quanto pelos próprios funcionários do frigorífico.

Mas para que isso venha apresentar resultados, é preciso treinar os funcionários para extrair o melhor da automação do frigorífico.  Ou seja, capacitar os funcionários sobre a importância da automação e, principalmente, treiná-los para lidar com os procedimentos envolvidos.

Os procedimentos podem ser divididos da seguinte maneira:

 

  1. Auditoria: levantamento dos pontos críticos da produção, tanto do ponto de vista financeiro quanto de qualidade do produto;
  2. Prioridades: após conhecer os pontos críticos é possível determinar, por meio da experiência da equipe responsável e do setor comercial, quais áreas merecem mais atenção do que as outras;
  3. Execução: com uma equipe adequada e o suporte da empresa fornecedora dos equipamentos, todo o planejamento feito até aqui pode ser posto em prática;
  4. Treinamento: como boa parte dos processos e equipamentos serão novos para os funcionários, é importante que a equipe responsável pela implantação conduza um treinamento específico a fim de evitar problemas no médio e longo prazo.

 

Vantagens das técnicas da gestão de qualidade

É preciso garantir as normas e técnicas da gestão de qualidade para intensificar a qualidade das empresas. No sentido do gerenciamento de qualidade existem: 


1. Planejamento: consiste na identificação dos padrões de um projeto

2. Garantia de Qualidade: está relacionado a garantia da qualidade

3. Controle de Qualidade: está relacionado a fiscalização e supervisão. Dentro do controle de qualidade, há três ramificações do conceito: gerenciamento das diretrizes, por processo e da rotina. 

 

De que modo a automação de frigoríficos reduz custos?

Basicamente, a automação de frigoríficos consiste na implementação e organização de equipamentos na linha de produção das carnes, cujas principais funções são:

 

  • Reduzir os custos com mão de obra;
  • Reduzir os custos decorrentes de falhas humanas;
  • Reduzir as pausas na produção;
  • Reduzir perdas intencionais ou não;
  • Reduzir o risco de contaminação e consequentemente depreciação do produto;
  • Reduzir consumo energético, principalmente dos refrigerados.

 

Automação de frigoríficos aumenta a produção

Após apresentar todas essas reduções, consequentemente, elas geram um aumento significativo na produção do frigorífico. Afinal, se uma linha de produção tem menos pausas e perdas, o seu rendimento será superior às linhas tradicionais.

Atualmente 70% de todo o consumo energético dos frigoríficos brasileiros acontece nos compressores das salas de refrigeração. Por isso, o investimento em automação para criar uma linha de produção mais enxuta pode ser justificado, muitas vezes, apenas pela economia de energia elétrica.

 

Investimento garante a segurança de dados

Ao investir em automação de processos, é possível trabalhar com a integração de informações, sendo possível garantir que os dados não sofram alterações e impactem diretamente na qualidade dos produtos e de atendimento da cadeia produtiva do frigorífico.

 

O seu frigorífico pode obter os melhores resultados de produção

É preciso valorizar tarefas que exijam criatividade e desenvolvimento de inovação e isso tornou-se cada vez mais importante para obter os melhores resultados de produção, gestão de desempenho e funcionalidade, maximizando a produtividade e os lucros. O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data leva agilidade e confiabilidade para seu negócio.

Automatização de tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores.

São disponibilizados relatórios por cliente, grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa e informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionando a gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br