Atualmente, quando o produtor tem o objetivo de obter maior produtividade na atividade pecuária, a primeira coisa que lhe vem à cabeça é investir na compra genética de touros e matrizes de renome no mercado, ou na aplicação de tecnologias sofisticadas no manejo reprodutivo, nutricional e sanitário dos rebanhos. Afinal, esse é o tripé que sustenta os ótimos resultados conquistados pelos produtores brasileiros.

Quando falamos em frigorífico, seja ele de processamento de carne, de aves ou suínos, é necessário muito frio em todo seu processo. Cerca de 70% de consumo de energia de um frigorífico é para alimentar os compressores de refrigeração que geram todo esse frio. Por isso, há necessidade de controle de maior eficiência energética e utilização de inovações.

Para realizar uma análise completa e adequada dessas informações, são necessárias soluções que auxiliem na coleta, armazenagem e monitoramento de toda a cadeia produtiva. E é neste contexto que o software para gestão de frigorífico Frigo-Data atende as necessidades das empresas de abate de animais.

 

Automação de frigoríficos 

 

Para gerar um aumento significativo na produtividade e obter uma linha de produção com menos pausas e perdas, seu rendimento deverá ser superior às linhas tradicionais, ou seja, a mão de obra humana. 

A automação de frigoríficos consiste na implementação e organização de equipamentos na linha de produção das carnes, onde as principais funções são:

  • Reduzir os custos com mão de obra;
  • Reduzir os custos decorrentes de falhas humanas;
  • Reduzir as pausas na produção;
  • Reduzir perdas intencionais ou não;
  • Reduzir o risco de contaminação e consequentemente depreciação do produto;
  • Reduzir consumo energético, principalmente dos refrigerados.

Para melhorar o rendimento da empresa, passa a ser fundamental focar em processos de automação, possibilitando que se faça mais em menos tempo e com mais qualidade. Aliás, a automação industrial não é novidade na cadeia produtiva de alimentos.

Aliás, existem diversas atividades dentro do frigorífico que podem ser automatizados para economizar tempo e dinheiro, principalmente as atividades repetitivas que exigem precisão.

 

Automação em abatedouros

A peça mais importante das indústrias frigoríficas são os abatedouros, atividade que mais recebeu investimentos em focos na automação dos processos nos últimos anos. Essa aplicação quando é feita de forma planejada e personalizada com estrutura, pode trazer benefícios para abatedouros de médio e grande porte, principalmente quando se trata em controlar os gastos. 

Outra vantagem da automação é desenvolver os processos, e assim, pode reduzir os custos operacionais devido à diminuição da mão de obra e, principalmente, redução de perdas que tradicionalmente ocorrem na produção de carnes.

 

A automação na cadeia de frio 

A automação de abatedouros não é só uma possibilidade como também já é realidade em muitos abatedouros, afinal, ajuda a reduzir processos manuais repetitivos e aumentar a produtividade e qualidade, também é capaz de reduzir custos com energia, auxiliar no cumprimento de normas regulamentares, reduzir riscos com perdas e melhorar o ambiente de trabalho. 

Alguns exemplos de automação na cadeia de frio são: automação na produção ou processamento, do armazenamento, da seleção e separação de pedidos e do monitoramento de produtos específicos durante o transporte ou armazenamento.

 

Escalabilidade

Escalabilidade é conseguir aumentar o faturamento sem aumentar os custos. Ou seja, significa organizar os processos da cadeia produtiva e todas as atividades internas e externas da empresa para potencializar a produtividade ao mesmo tempo em que reduz os gastos, sem a necessidade de modificar ou sobrecarregar a estrutura do negócio.

O cálculo é simples: o custo médio de produção (tudo o que se refere a fábrica, mão de obra, equipamentos e recursos) diminui à medida em que o volume de produtos cresce.

A economia de escala tem como objetivo preparar a infraestrutura e o modelo de negócio para dar conta da demanda, independentemente da quantidade de pedidos. Quanto mais o tempo passa, melhor e mais eficiente deve ser o processo. 

Mas na prática sabemos que em algumas regiões a escassez de mão de obra qualificada é um forte limitante para o crescimento do abatedouro em termos de quantidade de produção. Com a automação, a mão de obra deixa de ser um empecilho e a produção pode ser potencializada com muito mais facilidade.

 

Produção humanizada

Com uma tendência cada vez maior ao abatimento humanizado, a automação dos abatedouros certamente é uma das opções mais viáveis economicamente para marcas que adotam um método de produção de carnes mais humanizado e, consequentemente, mais interessante para os consumidores mais exigentes com o sofrimento dos animais.

 

Ordem na produção 

Quando a linha de produção é bem definida e organizada, possibilita encontrar alguns gargalos – que se camuflam em nossa rotina e passam despercebidos – que só atrapalham a eficiência da indústria e precisam ser identificados e resolvidos, por isso é importante padronizar a cadeia produtiva para que o processo seja facilmente replicável.

 

Estratégias automatizadas 

Os frigoríficos passam a ver como estratégico a adoção de softwares de gestão de seu sistema produtivo, englobando todos os processos e etapas. Com a aplicação de vários módulos e aplicativos, é possível otimizar a mão de obra e acompanhar à distância o andamento da produção, solucionando eventuais problemas

O sistema de gestão Frigo-Data automatiza tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores.

São disponibilizados relatórios por cliente, grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa e informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionando a gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por qualidade. Por isso, o sistema de gestão Frigo-Data oferece um método que atende as suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio. 

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br